William Marrion Branham 20 de julho de 1958 Jeffersonville – Indiana – EUA

PELA FÉ, MOISÉS

Obrigado, irmão Neville. Bom dia, pessoal. É bom estar aqui hoje no 
 tabernáculo. E achei que se eu conseguisse o irmão Neville para pregar nesta manhã, eu o faria a noite. E então, eu... estava procurando um tema para uma lição na escola dominical nesta manhã. E que... Se o Senhor permitir, teremos esta lição de escola dominical.
2 Agora, já faz duas semanas, mais ou menos, desde que voltei. E tenho estado muito nervoso, como vocês podem perceber, que, no campo missionário, fiquei muito, muito exausto e dificilmente poderia continuar. E então eu tive que voltar para descansar um pouco. E levei cerca de três dias até a represa Wolf Creek, lá em Kentucky, onde nasci. Eu pensei: “Oh, eu me sinto simplesmente maravilhoso agora. Estou bem.” 
3 E eu voltei para casa e a primeira coisa com a qual me deparei foi algum tipo de assunto governamental sobre imposto de renda. Fui até o “fundo do poço” novamente [O irmão e a audiência dão risadas – Nota do Tradutor]. Então percebi que levaria mais do que apenas uma ou duas semanas para eu descansar. 
4 E meu ministério... se preparando para fazer a mudança agora. E eu não tenho reuniões agendadas. Esta é a razão pela qual eu meio que me afastei e pensei... agora, pelas próximas semanas, eu apenas descansarei, um descanso completo e esperarei no Senhor. 
5 E muitos de vocês aqui, que são veteranos, que estão conosco há tanto tempo, lembram o que o Senhor nos disse. Ele sempre cumpriu aquilo que Ele disse que faria. 
6 Recordem, quando bem no princípio, na igreja aqui, na manhã em que colocamos a pedra do tabernáculo, como Ele... Está escrito, e colocado na pedra, na folha de rosto da minha Bíblia. Naquela manhã, aquela grande visão, disse: “Este não é o seu tabernáculo.”
7 Eu disse: “Onde é então, Senhor?” Ele me colocou sob os céus. E uma Voz veio. E eu olhei e vi aquelas três cruzes, como, as árvores e seus frutos, assim por diante. Vocês conhecem a visão. Foi escrito, há anos.
8 Me deparei, outro dia, com um velho livro ali, lendo algumas das coisas que o Senhor havia dito, predito; já se cumpriram. Sobre essas coisas juvenis, e sobre como a guerra iria acabar, e todas essas coisas aconteceram.
9 Apenas duas coisas restantes, em uma daquelas grandes profecias. Qual seja, carros trafegarem na estrada com controle remoto, parecendo um ovo, sozinho, você não dirige. Controlado remotamente. E então haverá uma grande mulher se levantando, porque a América é uma nação de mulheres. E isto... Uma grande mulher se levantará, e será Presidente ou algo assim, na nação. E então haverá uma aniquilação total. A nação inteira será dizimada.
10 E eu predisse... Agora, não é o Senhor que está dizendo isso. (O outro, sobre a mulher, é o Senhor.) Mas eu predisse, em 1933, que o mundo encontraria a aniquilação total antes de 1977. 
11 Então, eu não sabia na época que eles tinham algo que poderia aniquilá-la, como eles têm agora, mas eu vi a nação em total aniquilação, apenas tocos de árvores e coisas assim sobraram. 12 Então, vai acontecer. E se todas estas outras coisas aconteceram exatamente como Ele disse, isso também acontecerá, é exatamente como Ele disse na Escritura. O que Ele diz... Se Cristo veio pela primeira vez, Ele virá pela segunda vez. E todas as coisas que Ele disse acontecerão. E vendo isto diligentemente, e sabendo que estamos... nosso número está prestes a ser chamado, como uma nação, sabendo que a Igreja está prestes a receber Seu Arrebatamento. Comove o coração de um ministro, ou de qualquer leigo, saber que estamos neste dia e hora que estamos vivendo. É o melhor momento que qualquer pessoa já viveu na terra, é agora. Isto é para a Igreja. Então, eu certamente desejo suas orações.
13 E então... eu vi no tabernáculo, e eu vi que eles tinham... iam ter algumas reeleições e tudo, na igreja, para alguns da junta e assim por diante.
14 E - e a igreja precisava de uma pequena reunião, uma pequena dinâmica. E vocês sempre foram gentis comigo e me abençoaram. E por eu estar aqui, parece que foi uma bênção para vocês. E tenho certeza de que estar com vocês foi uma bênção para mim. E vocês sempre aceitaram o que eu disse como a Verdade, como direção de Deus. E eu – eu aprecio isso.
15 Então, eu comecei, e então eu vi que deveria organizar nossa igreja, a junta, e então para as eleições e assim por diante. E então - então, pensei... depois disso, vou descansar um pouco antes de voltar ao campo novamente.
16 Mantenham isso entre vocês. Agora, não é para pessoas fora da igreja. É para este tabernáculo. Queremos uma reunião com este tabernáculo, para que tudo, e todo erro, todas as coisas que tem acontecido, e talvez pequenos sentimentos entre alguns; esses, vou colocar cada um deles frente a frente. Então, se você não quer encarar isso, é melhor sair do país; porque você terá que lidar cara a cara com cada pequeno detalhe disso, como costumávamos fazer aqui no tabernáculo. E tudo para ser acertado, porque somos irmãos e irmãs que romperam a comunhão, o Corpo de Cristo, os frutos do Espírito. E isso é nada mais que o diabo, que faria qualquer coisa que fosse errada, e causaria sentimentos, ou lágrimas, ou qualquer coisa assim. E estou levando nosso irmão Neville, e estamos indo de um lugar a outro, unindo as pessoas, juntas, até que o velho tabernáculo esteja de volta, estabelecido novamente, de pé, para seguir em frente pelo Reino de Deus. Agora, esta é a razão pela qual eu disse isso, é porque se trata do nosso próprio grupinho aqui, nesta manhã.
17 E agora vou descansar um pouco e voltar o mais rápido que puder. Depois espero sair a campo novamente. E desta vez, se o Senhor permitir, eu quero usar o pouco que acumulamos em fundos, e assim por diante, do meu mesmo, no... nessa missão no exterior. E comprar uma nova tenda, e algum equipamento novo, e começar a trabalhar no campo missionário. Não de igreja em igreja, mas indo em nossas próprias reuniões.
18 Agora, sem desconsiderar os irmãos que me convidam, o que é maravilhoso. Mas na maioria delas, você percebe nessas convenções, eles dizem que você estará lá, e então todos os seus amigos vão, e então há um grande clamor por dinheiro. Apenas sugam essas pessoas. Eu começo a perceber isso, entende? Então isso não está certo. Queremos ter um lugar onde possamos trazê-los. Você não precisa trazer seu dinheiro. Apenas venha, você mesmo, e - e sirva ao Senhor. Vê? E então agora...
19 E meu ministério sofreu uma mudança, agora mesmo. Você se lembra de quando eu costumava segurar a mão da pessoa, e apenas ficar ali, e o Senhor me dizia qual era o problema dela. Disse: “Então aconteceria, que você conheceria o segredo do coração das pessoas.” Cada um de vocês sabe que isso aconteceu perfeitamente da maneira que Ele disse. Agora, este é o próximo passo, que foi profetizado e predito, que vai ser muito além de tudo Isto, vejam. E é agora, na mudança.
20 E esta é a razão pela qual Satanás me acusa com o imposto de renda, tentando me dizer, o governo, que devo imposto de renda sobre cada centavo que ganhei, como ministro, desde há vinte e sete anos, quando comecei no ministério. Não é assim, porque isso passou para igreja aqui. 21 Eu sou o administrador desta igreja. Isso é exatamente certo. Está nos registros aqui. Então, se eu sou o administrador-tesoureiro desta igreja, então não há nada no mundo... O governo não tem nada a ver com isso. Eles não estão questionando a igreja. Eles estão questionando a mim, como tesoureiro da igreja. E a junta assinou um papel que está no banco ali, que todos os meus fundos... Em vez de eu ter uma fundação própria, eu passei tudo para minha igreja aqui, porque ela é automaticamente uma fundação, de qualquer maneira.
22 E para fazer isso... isso me impede de deixar a igreja, e sair e não ter nenhuma ligação aqui. Eu prometi às pessoas que voltaria à igreja, vez após vez, e as ajudaria. Essa é a razão pela qual eu a mantive assim, porque fiz uma promessa a vocês. É por isso que continuo assim, em vez de ter uma conta individual. Então, se você fizer isso, eles te colocam como uma organização. E sou firmemente contra organização. Então eu — eu vou mantê-lo do jeito que está, nas mãos de Deus, para que possamos seguir em frente para o Reino de Deus.
23 Agora, nesta manhã, queremos estudar esta bendita velha Palavra, e crer.
24 Agora, eu também quero dizer... Eu vejo o irmão Egan e outros, alguns dos administradores assentados aqui, depois que tivemos nossa reunião de administradores, a outra noite; é verdade, eu torno público diante da igreja, que cada um de vocês não é mais um - um administrador nomeado. Vocês são administradores eleitos e seus nomes estão nas atas. Certo.
25 E agora eles terão mais alguma eleição de - de diáconos, e assim por diante. E o irmão Neville está, os estará chamando imediatamente após este culto. Certo. E para o tesoureiro e assim por diante, enquanto organizamos a igreja. Deixem tudo pronto, então podemos ter um reavivamento quando acontecer.
26 Agora, antes de voltarmos para as páginas aqui, para nossa lição da escola dominical, para esta grande Palavra do Deus vivo, vamos apenas inclinar nossas cabeças, por alguns momentos, enquanto falamos com o Autor deste Livro. E agora deixe de lado todo pensamento, tudo que é contrário, para evitar que você não tenha uma bênção. Oremos.
27 Santíssimo e justo Deus, em Tua abençoada e augusta Presença nós viemos agora, oferecendo a Ti nossas vidas, e nossas - nossas almas, e nossos corpos, e nossos serviços, e nossos talentos. E tudo o que temos, nós os apresentamos a Ti. E enquanto olhas para nós, Senhor, se houver algum pecado descoberto e não confessado, nós Te pedimos, ó Senhor Deus, que apliques o Sangue de Teu Filho, Jesus, no lugar. Pois, sabemos que nós mesmos somos insuficientes, e é impossível para nós sermos autossuficientes. Mas confiamos completamente em Seu precioso Sangue e em Sua graça para nos amparar, para que nós, pecadores indignos, possamos algum dia entrar com ousadia em Tua Presença, trazendo diante de nós este Sangue do Senhor Jesus. O qual Tu, em tempos passados, reconheceste ser o Sangue de Teu Filho unigênito, e fizeste a promessa de que, “Por Ele, se confessarmos nossos pecados, seremos justificados por Sua graça”. 28 E agora pedimos, Senhor, que Tu nos perdoes de qualquer erro, qualquer pecado de ofensa ou omissão, transgressão, que se algum mau pensamento tiver perfurado nossa alma, pelos dardos inflamados do diabo, que Tu afastes este inimigo mau de Teu povo.
29 E pedimos que Tu envies o Espírito Santo para tomar posse da Palavra neste momento, enquanto nos entregamos como instrumentos, para que Tu fales através de nós, e ouças através de nós, Tua Palavra. E que possamos, em troca, recebê-La como de Ti, e deixar este lugar, hoje, sentindo que fomos reajustados à causa de Cristo; para que possamos estar melhor preparados para o serviço desta noite e amanhã, por causa da visitação do Espírito Santo.
30 Abençoe nossos irmãos em todos os lugares, as igrejas em todo o mundo, que estão apresentando a Palavra da Vida neste dia mau. Sentimos que não resta muito tempo para trabalhar, pois a noite está chegando rapidamente. As nuvens de guerra estão flutuando novamente. O mal está próximo e oramos para que nos deixe trabalhar como nunca antes. Descanse nossos corpos cansados, Senhor, e envie-nos de volta à batalha. Pois pedimos no Nome do Senhor Jesus, e por Sua causa oramos. Amém.
31 Ao abrirmos, esta manhã, a Bíblia, no - no capítulo 11 do Livro de Hebreus...
32 Quarta-feira à noite estávamos falando do capítulo 7 do Livro de Hebreus, de “Melquisedeque, sendo sem pai e sem mãe, sem princípio de dias, nem fim de vida.”
33 E pensei, talvez, esta manhã, seria oportuno reabrir este maravilhoso Livro, sendo que temos o cenário preparado para o que queremos dizer, nas leituras anteriores. E pulando o capítulo 10 e o capítulo 9, que são as leis sacrificiais, chegaríamos a um ponto: fé. E aqui no Livro de Hebreus, capítulo 11, e começando com o versículo 23, lemos assim: Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um filho formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; Tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.  
34 Eu quero abordar o assunto nesta manhã: escolhendo pela fé. E eu quero tomar como texto as três primeiras palavras do capítulo 23: Pela Fé, Moisés. E, “escolhendo pela fé”... A maioria das coisas que fazemos, temos que escolher pela fé. E tudo o que sabemos que Moisés fez, vale a pena repetir, foi pela fé; não pela visão, mas pela fé.
35 E a razão pela qual escolhi este assunto esta manhã, para a igreja nesse estado atual, é que em nossas...até mesmo em nossas escolas, e ao redor, temos tido tanto ensinamento científico. Por causa disso, temos afastado as pessoas da fé. Agora, a fé não é provada pela ciência. Fé é o que a ciência não vê. E nós... Se alguma vez perdermos esta grande fé, então estaremos totalmente em trevas, isto... não importa quão bem sejamos educados, quão bem poderíamos explicar a Palavra de Deus, para se adequar à nossa própria maneira de crer.
36 Não há como agradar a Deus a não ser pela fé. A Escritura afirma claramente dessa forma, e é pela fé. “E sem fé”, diz a Escritura, “é impossível agradar a Deus”.
37 Então, se a fé discorda da ciência, e a ciência discorda da fé, isso as coloca no limite uma da outra, então devemos fazer uma escolha como Moisés fez. Pela fé nós cremos! \
38 Agora, se perdermos a fé, então nunca teremos uma oração respondida por Deus. “Porque é necessário que primeiro aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Então, se perdermos a fé, nossas orações serão anuladas; não chegamos a lugar nenhum.
39 Então, tudo o que podemos pensar, nesta manhã, é nos apegar à fé. Então, se perdermos a fé, todas as nossas esperanças se vão. E se perdermos a fé, toda a nossa realidade espiritual se vai. Pois você não pode ter fé nas coisas que vê, pois as coisas que você vê são todas perecíveis.
40 Se olharmos para alguma grande pessoa, um grande ministro, ou uma grande congregação, todos eles perecerão, algum dia. E se olharmos para uma grande nação, ou uma grande arma,todas elas perecerão algum dia. E então devemos viver pela fé, daquelas coisas que a ciência não explica. É pela fé que cremos.
41 Agora, nós perdemos nossa glória se perdermos a fé. Agora, se nos afastarmos da fé, levaremos a igreja para um reino intelectual.
42 E muitas vezes, acredita-se, entre as pessoas, que porque uma congregação era grande, e eles tinham grandes igrejas, grandes torres, e um grande número de pessoas bem vestidas e arrumadas, e muitas finanças, que se eles possuíssem tais coisas, nós, muitas vezes, pensamos que isso era um exemplo, que essa certa igreja deveria ser inspirada. Ou, muitas vezes nos referimos a diferentes ministros que vão ao campo missionário e têm grandes reuniões com multidões, e pensamos, às vezes, que eles são os sinais de inspiração. Mas isso não é totalmente verdade. Isso é inspiração humana.
43
Mas a verdadeira inspiração vem de fazer a vontade de Deus. Vê? Seja um ou apenas um punhado. Se é uma igreja grande ou pequena, não importa. Se é um grande e eloquente orador, ou apenas um homem que mal conhece o ABC, não importa. Depende da mensagem que ele está trazendo, se é inspirada pela Palavra de Deus, ou é inspirada por concepções intelectuais de inspiração humana.
44 Algumas pessoas podem ser inspiradas por causa de um orador eloquente. Isso não está certo. Às vezes, eles são inspirados porque o homem é tão treinado que poderia provar seu ponto de vista. Isso não significa que seja de Deus. Vê?
45 É somente através da imortal e Eterna Palavra abençoada de Deus que podemos receber inspiração, e isso é dado pelo Espírito Santo. Pela fé nós a recebemos.
46 Agora pensemos em Moisés, e nesse grande momento de sua vida. E lemos sobre, seu nascimento, e como Deus cuidou dele. Mas chegou um tempo na vida de Moisés em que deveria haver uma escolha. Se lermos corretamente, descobriremos que ele era filho da filha de Faraó, e era o herdeiro do trono, e teria sido o próximo faraó no Egito. Então ele notaria quando olhasse em volta, depois que ele se tornasse maior de idade e responsável, e lá estariam aqueles escravos trabalhando nos poços de lama. E Moisés, enquanto olhava pelas janelas do palácio, para os mesmos escravos que Faraó observava. Mas que diferença havia no olhar.
47 Eu quero fixar este pensamento, esta manhã, por alguns minutos, e que o Deus do Céu o conduza para casa em cada coração aqui: É como você olha para a coisa, que faz a diferença.
48 O grande evangelista, John Sproul, que foi um convertido do ministério do irmão Bosworth, que muitos de vocês se lembram anos atrás, do velho Celeiro de Glória. Ele disse que um dia estava viajando, antes do falecimento de sua amada companheira e esposa. Eles estavam em La Salle, Lorraine, França. Eu tive o privilégio de visitar o mesmo local. E o guia estava levando-os pelos jardins e mostrando-lhes as diferentes coisas. E eles se depararam com uma certa estátua do Senhor Jesus: a crucificação. E o Sr. Sproul estava parado, olhando para ela, ele e sua esposa, e, em seus corações, criticando o que o artista deveria ter em mente, ou melhor, o escultor, quando ele esculpiu em uma pedra, tal coisa de aparência horrível para representar o sofrimento e o amor e a piedade do Senhor Jesus, e como tudo era grosseiro e de aparência reduzida. E o guia veio até o Sr. Sproul e disse: “Senhor, suponho que você esteja criticando esta estátua do Senhor Jesus”. E ele disse: “Eu estou.”
49 E ele disse: “Não estou nem um pouco surpreso, porque a maioria das pessoas que olham para isso, primeiro, eles a criticam.”
50 E o Sr. Sproul disse: “Ora, não consigo ver nenhuma compaixão ou inspiração em olhar para tal coisa, então estou me perguntando por que o escultor a fez assim.”
51 "E o escultor...” Disse, “Sr. Sproul, esta estátua está bem, e o escultor tinha a coisa certa em mente. Mas o problema, está em você. É a maneira como você está olhando para isso. E ele o tomou pela mão, e sua esposa, e os conduziu até um altar ao pé dessa dita cruz. E ele disse: “Agora, Sr. Sproul, olhe para cima.” E quando ele olhou para cima, ele disse que seu coração parecia ter falhado. Que diferença era, ficar ali e olhar para aquilo daquele jeito, e se abaixar e olhar para aquilo do jeito que foi feito para ser visto.
52 E é assim que Deus é. É assim que a fé é. É a maneira como você olha para isso. Se você olhar para ela como uma espécie de Bíblia histórica, de algo que existiu nos dias passados, você nunca será capaz de obter o real valor da Bíblia. Você deve se ajoelhar, obedecer aos mandamentos desta Bíblia e olhar para ela através dos olhos do Espírito Santo.
53 Eu perguntaria a esta audiência, esta manhã. Que bem um Deus histórico nos faz hoje se Ele não é o mesmo Deus? De que adianta um Deus, que tomaria Moisés e faria os milagres com ele que ele fez, de que nos adiantaria ler sobre tal Deus se Ele não é o mesmo hoje? De que adianta um Deus que poderia livrar da fornalha ardente, os filhos hebreus, se Ele não é o mesmo Deus hoje? De que adianta um Deus que julgaria entre o certo e o errado, em um dia passado, puniria o errado e abençoaria o certo, se Ele não é o mesmo Deus hoje? Para que vamos à igreja? Por que nos afastamos das coisas do mundo, se Ele não é o mesmo Deus do mesmo juízo e da mesma opinião que sempre foi? De que adiantaria um Deus que pudesse tocar a mão de uma mulher com febre alta, e a febre passar, se Ele não é o mesmo Deus hoje? De que serviria servir a um Deus que poderia tirar Seu amigo de um túmulo, depois de quatro dias morto, se Ele não é o mesmo Deus hoje? 54 Pela fé cremos que algum dia glorioso Ele nos tirará da terra, embora voltemos a ser uma colher de cinzas novamente. Como provamos isso? Nós não provamos isso. Nós acreditamos nisso. Não nos é exigido provar nada. Nos é exigido acreditar nisso. 55 Pela fé Moisés fez tal e tal. E quando Moisés, quando jovem, olhou pela janela do palácio, para os escravos, ele viu o mesmo bando de escravos encardidos, sujos e cheios de lama que Faraó viu. 56 E quando Faraó olhou para eles, e os egípcios, eles não eram nada além de um bando de escravos. Era para isso que serviam; apenas para serem borrões de lama humanos, para fazer tijolos enlameados para o benefício das cidades que o Faraó estava construindo. Era assim que os egípcios e o faraó olhavam para os escravos. 57 Mas Moisés, quando ele olhou para eles, era um olhar diferente que Moisés tinha. Quando ele viu, passando pela janela... os grandes poços diante deles, as lágrimas que escorriam por suas faces e seus corpos curvados, ele os considerava o povo de Deus. Ele não os considerava escravos. Ele os considerava o povo escolhido de Deus. 58 E, oh, enquanto vou, de país em país, e de nação em nação, pregando... Desde que sai pelas portas deste pequeno tabernáculo, que é uma instituição interdenominacional, sem lei senão o amor, sem livro senão a Bíblia, e sem credo senão Cristo, tenho tentado olhar para os filhos de Deus, e para os rejeitados, como sendo O povo escolhido e eleito de Deus. Eu não pergunto se eles pertencem ao Tabernáculo Branham. Não lhes pergunto se são metodistas, ou se são presbiterianos, ou se são pentecostais, ou nazarenos, ou peregrinos da santidade. Eu só quero olhar para eles como o povo de Deus. E vendo seus feitos e suas ações, que são servos do Senhor Deus. E meu coração deseja companheirismo com eles, não importa a origem que tenham. Eu apenas anseio pelo companheirismo deles. Eu os amo porque sei que são o povo de Deus. 59 Quando eu vejo uma mulher andando pela rua, com uma saia longa, e seu cabelo bem penteado atrás, e - e com um vestido de aparência decente; e eu vejo outra jovem, talvez da mesma idade, com um pequeno par de shorts; ela pode ser, na aparência, duas vezes mais bonita que a mulher de cabelo comprido, segundo a aparência do mundo, mas eu fico do lado daquela moça que está vestida como cristã. Embora eles estivessem rindo dela e chamando-a de fanática, 

Leia mais